domingo, 10 de julho de 2011

No calor da hora

Hélio  Consolaro

Ontem, de manhã, assisti a uma conferência, ao vivo, presencialmente, denominada “No calor da hora”, que discutiu as revistas literárias. Elas trabalham com o momento, não possuem uma perspectiva do tempo para avaliar o seu fazer.

Estranho é que vieram dois editores de revistas estrangeiras, porque o mercado editorial brasileiro está comprando selos estrangeiros, e a revista “Granta” será o selo para inserir os escritores novos no mercado pela editora Objetiva.  John Freeman foi o representante dessa revista na mesa, discursou em inglês, com tradução simultânea.



O mexicano Enrique Krauze, editor da revista “Letras Libres” discursou em espanhol, com tradução simultânea (quase desnecessária para o público brasileiro). O seu tema foi a América Latina, Otávio Paz, o marxismo.



Disse que Lula é um líder institucional, não é como Chavez  e Fidel cujas  biografias se confundem com a história  de seu  país, caudilhos. Também afirmou que o marxismo ainda encanta a intelectualidade da América hispânica.

Hélio Consolaro é jornalista e escritor, membro da UBE, Núcleo Araçatuba e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário