quarta-feira, 6 de julho de 2011

DICAS PRA FLIP 2011


Cecília Ferreira*

Quem já foi, tem vontade de mais!

Demais!

Flip 2011.

Pra quem vai, aqui vão, sugestões:

INGRESSOS:

Se não conseguiu ingresso para alguma mesa que queria muito, não sofra!

Vai encontrar ingresso sendo vendido na hora, perto da porta da tenda principal. Muitas vezes vai encontrar preços mais baratos que os de venda.

Por quê?

Não são oferecidos por cambistas, mas por escritores que por alguma razão pessoal não poderão assistir.

TEMPO & CLIMA & Dicas de bagagem

Para os dias da Flip a temperatura máxima prevista é de 25 graus e a mínima de 8 graus

Paraty costuma brindar seus visitantes com chuva, embora ela seja intermitente. Portanto um guarda-chuva dobrável, pequeno, é bom e não faz mal. Porém nós que lá estaremos fomos brindados com a positiva previsão de quatro dias sem chuva. Sendo que o único dia nublado será o primeiro dia, seis de julho.

Se gosta de souvenirs a Flip costuma vender, além de muitos livros, agendas, canecas, canetas, lápis, e outras recordações, guarda-chuvas com o símbolo da festa década ano.

Geralmente as distâncias que se vai percorrer são curtas. Circula-se em um centro histórico charmoso e não muito vasto onde se encontram os melhores restaurantes, a maioria das pousadas e hotéis, e a tenda da Flip.

O calçamento das ruas é antigo (leia na crônica Paratyso) e incrível, mas como é muito irregular aconselha-se às mulheres sapatilhas e/ou botas e sapatos sem salto.

Homens e mulheres devem lembrar-se de que como a chuva pode ser diária (mesmo com boa previsão Paraty pode surpreender), o bom mesmo é um calçado que, além de prático e baixinho, tenha solado de borracha, ou qualquer outro material impermeável e aderente a qualquer piso (não são incomuns os tombos e escorregões).

Na Festa muita coisa interessante acontece ao ar livre. As noites são longas porque o movimento vai até tarde. E se o calor humano é muito, a temperatura é baixa por isso boinas, chapéus, bonés, casquetes e xales ou cachecóis são peças interessantes para se levar na mala.

DICAS de APROVEITAMENTO

Paraty e a própria Flip têm tanto a oferecer que se não estiver atento vai perder o bom da festa que acontece também para além das palestras principais.

Se recebeu os seus ingressos em casa dirija-se ao local em que se compra ingressos assimque fizerseu check-in. Porque é lá que costumam distribuir informativos sobre os acontecimentos literários e artísticos da Festa. Não deixe de ler e programar-se.

Escolha um dos bons (e infelizmente caros) restaurantes e disponha-se a gastar mais para alimentar-se ao menos um dia para descobrir o que é desejar comer ajoelhado.

LEMBRE-SE

Em Paraty há gente pra todo estilo, preserve o seu.

Encontre tempo para fazer um passeio de barco ou escuna. Vale a pena!

Em Paraty (com tanto estilo) só há uma tribo: a da pena (literária).

Apenas se preocupe em estar feliz e à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário